Mini-curso

Mini cursos

Quinta-feira, dia 26/05 – Parte 1 – 14h30//16h30

Sexta-feira, dia 27/05 – Parte 2 – 09h00//11h00

 .
(1) – História dos problemas aritméticos (Dra. Andreia Fernandes de Souza e Dra. Luciane de Fátima Bertini)

EMENTA: O objetivo principal desse minicurso é proporcionar aos participantes um momento de discussão dos saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) sob a perspectiva da análise dos problemas aritméticos ao longo do tempo (1870-1960). À luz das pesquisas desenvolvidas pelo GHEMAT e mais especificamente por Bertini (2018), Souza (2021) e Bertini; Souza (2021) discutiremos cultura escolar, categorias, cronologias, saberes do ensino e da formação de professores e a sistematização de saberes a partir da análise dos problemas em diferentes fontes. Utilizaremos livros escolares, manuais pedagógicos, revistas pedagógicas e cadernos escolares buscando um diálogo entre esses documentos e os programas de ensino do mesmo período. A ideia é que ao final do minicurso os participantes percebam a sistematização dos saberes profissionais no qual o ensino dos problemas aritméticos não é recente, tampouco construído apenas por um indivíduo, mas que foi tendo alterações significativas a partir das discussões pedagógicas.  O minicurso será realizado em dois encontros, cada um com duas horas de duração, mediado pela ferramenta Google Meet, e para interação entre os participantes e socialização das atividades realizadas utilizaremos o Padlet.

(2) – Organizando Arquivos Pessoais de Professores de Matemática (Jonathan Domingues)
EMENTA: Neste minicurso, serão explanados estratégias para elaboração de um acervo pessoal físico, especificamente de professores de Matemática.  Essa formação não se restringe à vivência do responsável pela elaboração e construção do inventário do Professor Manoel Jairo Bezerra no Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil (DOMINGUES, 2021), mas se utiliza de elementos provindos da Historiografia e da Arquivologia. Ademais, ampara-se nos seguintes estudos: Carvalho (2018); Certeau (2017); Domingues & Domingues (2022); e Heymann (2005). Doravante, as questões que motivaram a elaboração desta atividade foram as seguintes: Quais os passos para elaboração de um acervo pessoal? Qual é a importância de realizar um inventário de um acervo? Assim, espera-se, com o findar do mini-curso, que os participantes possuam recursos para elaboração destes lugares de memória (NORA, 1993), a saber, acervos pessoais.
.
(3) – Análise de manuais pedagógicos e a busca pela matemática para ensinar (Dra. Janice Fortaleza)

EMENTA: Discutir-se-á, neste minicurso, estratégias que buscam a sistematização da matemática para ensinar a partir da análise de manuais pedagógicos. Tendo em vista, sobretudo, as publicações de Valente (2018) e Valente (2020), respectivamente Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática e  Investigación sobre la Historia del Saber Profesional de los Docentes que Enseñan Matemáticas: Interrogatorios Metodológicos, problematizar-se-á como etapas tais como recompilação de experiências docentes, análise comparativa de conhecimentos docentes e sua sistematização podem subsidiar um processo metodológico possível de ser empregado na análise de manuais pedagógicos com vistas a transformar informações dispersas em saberes, em matemática para ensinar. Buscar-se-á destacar a importância, para esse processo, de que se analise um conjunto de manuais e de que estes tenham feito circular um mesmo ideário sobre saberes profissionais do professor que ensinou matemática em determinado tempo histórico.