Mini-curso
Mini cursos
Quinta-feira, dia 26/05 – Parte 1 – 14h30//16h30
Sexta-feira, dia 27/05 – Parte 2 – 09h00//11h00
.
(1) – História dos problemas aritméticos (Dra. Andreia Fernandes de Souza e Dra. Luciane de Fátima Bertini)
EMENTA: O objetivo principal desse minicurso é proporcionar aos participantes um momento de discussão dos saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) sob a perspectiva da análise dos problemas aritméticos ao longo do tempo (1870-1960). À luz das pesquisas desenvolvidas pelo GHEMAT e mais especificamente por Bertini (2018), Souza (2021) e Bertini; Souza (2021) discutiremos cultura escolar, categorias, cronologias, saberes do ensino e da formação de professores e a sistematização de saberes a partir da análise dos problemas em diferentes fontes. Utilizaremos livros escolares, manuais pedagógicos, revistas pedagógicas e cadernos escolares buscando um diálogo entre esses documentos e os programas de ensino do mesmo período. A ideia é que ao final do minicurso os participantes percebam a sistematização dos saberes profissionais no qual o ensino dos problemas aritméticos não é recente, tampouco construído apenas por um indivíduo, mas que foi tendo alterações significativas a partir das discussões pedagógicas. O minicurso será realizado em dois encontros, cada um com duas horas de duração, mediado pela ferramenta Google Meet, e para interação entre os participantes e socialização das atividades realizadas utilizaremos o Padlet.
(2) – Organizando Arquivos Pessoais de Professores de Matemática (Jonathan Domingues)
(3) – Análise de manuais pedagógicos e a busca pela matemática para ensinar (Dra. Janice Fortaleza)
EMENTA: Discutir-se-á, neste minicurso, estratégias que buscam a sistematização da matemática para ensinar a partir da análise de manuais pedagógicos. Tendo em vista, sobretudo, as publicações de Valente (2018) e Valente (2020), respectivamente Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática e Investigación sobre la Historia del Saber Profesional de los Docentes que Enseñan Matemáticas: Interrogatorios Metodológicos, problematizar-se-á como etapas tais como recompilação de experiências docentes, análise comparativa de conhecimentos docentes e sua sistematização podem subsidiar um processo metodológico possível de ser empregado na análise de manuais pedagógicos com vistas a transformar informações dispersas em saberes, em matemática para ensinar. Buscar-se-á destacar a importância, para esse processo, de que se analise um conjunto de manuais e de que estes tenham feito circular um mesmo ideário sobre saberes profissionais do professor que ensinou matemática em determinado tempo histórico.